A Fada e a Borboleta

A Fada e a Borboleta é um conto sobre uma fadinha sem asas, incapaz de fazer magia, que abafa a sua tristeza comendo doces o dia inteiro.
Tudo muda para ela, no dia em que conhece a lagarta e testemunha a sua maravilhosa metamorfose em borboleta.

A fada voa pela primeira vez com a sua amiga lagarta e compreende que o mundo é vasto e belo e que os seus problemas são minúsculos. A fadinha acaba por viver a sua própria transformação em fada com asas, feliz e generosa.

Este é um conto mágico, lindamente ilustrado, sobre amizade e superação – ideal para crianças e amantes de arte. Falamos com Mina Anguelova, a ilustradora do livro e ficamos a saber um pouco mais sobre as suas ilustrações que estarão expostas no Misturado a partir do dia 27 de Abril.

Mina Anguelova – “A Fada e a Borboleta” ©brunosaavedra

Misturado: Quando começas-te a fazer ilustrações?

Mina Anquelova: Comecei a ilustrar em criança. A minha mãe tinha ilustrado contos infantis – inspirada por ela, fazia as minhas próprias ilustrações dos audiobooks que ouvia. Lembro-me vivamente dos contos e de estar sentada horas a fio, ouvindo e desenhando. Mergulhava completamente nesses mundos mágicos e sentia-me muito viva e feliz. Já nessa altura pensava que queria dedicar a minha vida à arte, à pintura e às histórias.

Ilustração original do Livro “A Fada e a Borboleta” em exposição.

Misturado: Como surgiu a ideia para o livro?

Mina Anquelova: A ideia surgiu à muitos anos atrás, estava a terminar os meus estudos na Faculdade de Belas Artes, tinha passado muito tempo a fazer pintura e queria voltar à ilustração. Procurava um texto inspirador para ilustrar e apaixonei-me por “A Fada e a Borboleta” – um conto escrito pela minha prima Ivanka Sergilova. Essa primeira tentativa de criar o livro não funcionou, mas plantou a ideia em mim, ficou a amadurecer por 10 anos e finalmente brotou nesse livrinho bem-amado.

Misturado: Quais as expetativas para a exposição?

Mina Anquelova: Com esta exposição desejo revelar mais sobre o livro – sobre o seu conceito e processo de criação – ele evoluiu lentamente, por diferentes fases que na exposição podem ser melhor compreendidas. Quero também fazer uma ponte entre a ilustração e a pintura – as ilustrações originais são em aguarela, foram elaboradas com muita dedicação e tem um valor artístico que pode ser melhor contemplado em original e ao vivo.
Com a minha arte, espero abrir uma porta para um mundo de maravilhas, e inspirar crianças e adultos, da mesma forma que eu fui encantada pelos livros da minha infância.

Mina Anguelova – ©brunosaavedra

Mina Anquelova nasceu em Sofia, Bulgária, em 1988, numa família de artistas – mãe-pintora e pai-músico.
A sua família imigrou para Portugal em 1992 e estabeleceu-se em Cascais. Uma vez por ano voltava para a Bulgária e desenvolveu uma relação forte com o país e a sua cultura.
Em 2006 acabou o curso Geral de Artes na Escola Artística António Arroio. Em 2010 licenciou-se em Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
Depois da faculdade envergou por animação e ilustração – trabalhou para vários estúdios e editoras e criou o seu próprio estúdio – Ribi-Ribi – onde desenvolve projetos até o momento.

Entrevista e Fotos por ©brunosaavedra

A exposição será inaugurada no dia 27 de Abril e estará patente até ao dia 15 de Maio na cafetaria do cowork Misturado,  na rua José Estevão nº 45 A/B. De segunda à sexta das 11h00 às 18h00. Aparece!

 

 

 

Categories: Misturado

Post Your Thoughts

Fechar

Marca uma visita

Gostaria de visitar o nosso espaço antes de se juntar a nós? Marque uma visita ao nosso cowork. Por favor, preencha o formulário. Entraremos em contacto consigo brevemente.